10 de agosto de 2019

O mundo cripto x o mundo das Pirâmides

Agosto chegou com um baque aos investidores de criptomoedas no Brasil,  a Instrução Normativa 1888 trouxe diversas dúvidas, muitas das quais só serão saneadas com a vivência das situações elencadas na IN.

Fato é que deixou Corretoras de Criptos e outros agentes que vendam e compras bitcoin e outros ativos ‘obrigados’ a fornecer as informações de seus clientes.

É um paradoxo pensar que ao mesmo tempo que a Receita Federal busca tributar investidores desse novo mercado, deixa surgirem e sumirem diversas pirâmides financeiras que lesionam milhões de brasileiros.

Estamos falando de duas milhões de pessoas cadastradas em corretoras de criptomoedas no Brasil, o crescimento se deve a diversos motivos, mas sem dúvida ao enorme número de esquemas ponzi existentes.

Essa massa de gente, entra e sai de pirâmides em bitcoin. Os chamados Faraós montam e desmontam seus esquemas em meses, sem CNPJ, apenas pirofagia e promessas de rendimentos maravilhosos.

Tudo isso é facilitado e possibilitado pela Bitcoin, que no Brasil muitas vezes é sinônimo de pirâmide financeiro, simples, pelo motivo de  você conseguir investir e receber seus ‘rendimentos’ através da sua carteira. No dia que tudo acaba, basta não pagar mais o rendimento e devolver o escritório alugado em nome de um laranja.

São golpes e mais golpes que assolam o país, uma epidemia incontrolável que une os profissionais x os incautos.

Há uma necessidade latente de apertar o certo contra essa prática, além de não gerar nenhum dividendo para sociedade, em sua maioria destrói vidas e famílias.

O chefe da pirâmide, chamado de Faraó, geralmente ou foge ou paga uma fiança de fica por isso mesmo.

Vamos falar de regulamentação, de instrução normativa, de definição legal de corretoras de criptomoedas, de definição legal de criptoativos, mas vamos antes de tudo limpar o mercado cripto daquilo que não interessa e não soma em nada.

Carinho especial de todas as autoridades competentes em criar setores dedicados a identificar e banir os sempre oportunistas que vendem esperança a prazo e não entregam!